Administração Virtual


Antecedente – A partir da década de 1990, houve busca das empresas pela flexibilidade organizacional, por meio das parcerias externas e internas. Tal flexibilização ocorreu em devido a intensificação das negociações realizadas sem a necessidade da presença física das pessoas, nasceu a organização virtual e sua respectiva administração.

ideia central – Uma rede competitiva de empresas no formato de parceria temporária (network) garante a sobrevivência da organização.

Principais características gerenciais:
. busca de parceria temporária entre duas ou mais empresas orientadas para o mesmo mercado;
. compartilhamento de resultados e dos custos;
. tomada de decisão com base na tecnologia da informação.

Desafios a enfrentar:
. supõe o trabalhador a distância, detentor de competências necessárias para desempenhar seu papel no formato virtual. Mais uma vez, as empresas brasileiras não estão preparadas para implementar essa forma de atividade. As organizações (e os próprios sindicatos) ainda trabalham com a cultura do ponto (eletrônico ou não);
. a estratégia das parcerias ainda está em fase de desenvolvimento, apresentando dificuldades para ser consolidada.



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