Resumo

Os modelos administrativos diretivo, participativo e os mais novos paradigmas gerenciais.
Modelo diretivo (tradicional) – Tem forte uso dos mecanismos da autoridade formal para obter a obediência e administração centralizada. São organizações classificadas como mecanicistas.
Modelo participativo (atual) – Predomina a liderança, a disciplina e a autonomia. As pessoas são responsáveis por seu próprio desempenho. Essas organizações classificam-se como orgânicas.

Novos paradigmas gerenciais

1. Gestão Japonesa –Trabalho em equipe, voltado para a satisfação do cliente e a Filosofia da Qualidade Total (Deming). As principais características gerenciais são as equipes autogerenciadas, just in time e busca pelo contínuo aprimoramento da qualidade dos processos/produtos.
2. Gestão Participativa - Comprometimento do indivíduo com os resultados, participação de todos no processo de administrar. As principais características gerenciais são atuações estimuladoras da participação de todos no processo administrativo, comprometimento individual e preparação do gestor para trabalhar com o empowerment.
3. Gestão Empreendedora - Unidades de negócios com foco no cliente sob a liderança empreendedora, em busca da inovação. Perfil empreendedor das lideranças voltadas para alavancagem de equipes empreendedoras. Além disso, alianças e parcerias estratégicas, terceirização, redes verticais e horizontais internas de integração, dentre outros.
4. Gestão de Competências – Ênfase no desempenho empresarial como resultado da forma como a organização mobiliza e aplica recursos para atender às necessidades e expectativas da sua clientela; focaliza os recursos empresariais internos para gerar diferenciais competitivos; propõe metodologia de avaliação do desempenho individual e organizacional para identificar as lacunas entre as competências necessárias e as competências internas disponíveis na empresa. Atuação que vai além das fronteiras organizacionais, transforma tecnologia, produtos e serviços em oportunidades de negócio e apresenta capacidade para o trabalho em equipes multifuncionais. Capacidade para gerenciar a complexidade, a adaptabilidade, as incertezas, o aprendizado e condições para conciliar as diferenças e exercer o papel de facilitador dos processos, provocador de motivação; surgimento de talentos.
5. Gestão do Conhecimento - Preocupação em localizar e absorver o conhecimento dentro da empresa, sistematizá-lo para passá-lo aos demais membros. Busca pela criação do conhecimento e a construção de redes de conhecimentos com o mundo. As principais características gerenciais são as atuações que propiciem ambiente para o conhecimento inovador ser criado e promovam o compartilhamento do conhecimento.
6. Administração Holística - As ideias centrais dizem respeito ao trabalho em policélulas autônomas, o que traz a visão do todo (holos) da organização, à intensa comunicação lateral e à eliminação de níveis hierárquicos e de cargos. As principais características gerenciais são as atuações capazes de: promover o comprometimento e a satisfação no trabalho de todos os funcionários, o funcionamento de equipes autogerenciadas e favorecer a cultura de carreiras não especializadas.
7. Administração Virtual - A ideia central é a criação de uma rede de network (formato de parceria) voltada para garantir a sobrevivência da organização. As principais características gerenciais são a busca de parceria temporária entre duas ou mais empresas orientadas para o mesmo mercado, a divisão dos resultados e dos custos e a tomada de decisão com base na tecnologia da informação.



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