Resumo
Os modelos
administrativos diretivo, participativo e os mais novos paradigmas gerenciais.
Modelo diretivo (tradicional) – Tem forte uso dos
mecanismos da autoridade formal para obter a obediência e administração
centralizada. São organizações classificadas como
mecanicistas.
Modelo participativo (atual) – Predomina a liderança,
a disciplina e a autonomia. As pessoas são responsáveis
por seu próprio desempenho. Essas organizações classificam-se
como orgânicas.
Novos
paradigmas gerenciais
1.
Gestão Japonesa –Trabalho em equipe, voltado para
a satisfação do cliente e a Filosofia da Qualidade Total
(Deming). As principais características gerenciais são
as equipes autogerenciadas, just in time e busca pelo contínuo
aprimoramento da qualidade dos processos/produtos.
2. Gestão Participativa - Comprometimento do
indivíduo com os resultados, participação de todos
no processo de administrar. As principais características gerenciais
são atuações estimuladoras da participação
de todos no processo administrativo, comprometimento individual e preparação
do gestor para trabalhar com o empowerment.
3. Gestão Empreendedora - Unidades de negócios
com foco no cliente sob a liderança empreendedora, em busca da
inovação. Perfil empreendedor das lideranças voltadas
para alavancagem de equipes empreendedoras. Além disso, alianças
e parcerias estratégicas, terceirização, redes
verticais e horizontais internas de integração, dentre
outros.
4. Gestão de Competências – Ênfase
no desempenho empresarial como resultado da forma como a organização
mobiliza e aplica recursos para atender às necessidades e expectativas
da sua clientela; focaliza os recursos empresariais internos para gerar
diferenciais competitivos; propõe metodologia de avaliação
do desempenho individual e organizacional para identificar as lacunas
entre as competências necessárias e as competências
internas disponíveis na empresa. Atuação que vai
além das fronteiras organizacionais, transforma tecnologia, produtos
e serviços em oportunidades de negócio e apresenta capacidade
para o trabalho em equipes multifuncionais. Capacidade para gerenciar
a complexidade, a adaptabilidade, as incertezas, o aprendizado e condições
para conciliar as diferenças e exercer o papel de facilitador
dos processos, provocador de motivação; surgimento de
talentos.
5. Gestão do Conhecimento - Preocupação
em localizar e absorver o conhecimento dentro da empresa, sistematizá-lo
para passá-lo aos demais membros. Busca pela criação
do conhecimento e a construção de redes de conhecimentos
com o mundo. As principais características gerenciais são
as atuações que propiciem ambiente para o conhecimento
inovador ser criado e promovam o compartilhamento do conhecimento.
6. Administração Holística - As
ideias centrais dizem respeito ao trabalho em policélulas autônomas,
o que traz a visão do todo (holos) da organização,
à intensa comunicação lateral e à eliminação
de níveis hierárquicos e de cargos. As principais características
gerenciais são as atuações capazes de: promover
o comprometimento e a satisfação no trabalho de todos
os funcionários, o funcionamento de equipes autogerenciadas e
favorecer a cultura de carreiras não especializadas.
7. Administração Virtual - A ideia
central é a criação de uma rede de network
(formato de parceria) voltada para garantir a sobrevivência da
organização. As principais características gerenciais
são a busca de parceria temporária entre duas ou mais
empresas orientadas para o mesmo mercado, a divisão dos resultados
e dos custos e a tomada de decisão com base na tecnologia da
informação.
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