Além destes dois processos, ótica do consumo e ótica da renda, também é possível realizar o levantamento da atividade econômica por meio do somatório das atividades que compõem a economia. Por exemplo: Setor Primário, Setor Secundário e Setor Terciário. Este método é denominado de ótica do produto.

Na maior parte dos países, as estatísticas oficiais se referem ao Produto Interno Bruto – PIB como um indicador do nível de atividade econômica. Quanto maior for o tamanho do PIB, maior será a quantidade de bens e serviços produzidos por esta região.

Em um primeiro momento, pode-se conceituar PIB como:

O somatório do valor de todos os bens e serviços finais produzidos em um ano por uma economia, descontando-se todos os bens intermediários utilizados para produzi-los.

No exemplo a seguir, pode-se observar como o valor adicionado é incorporado na linha de produção de um bem ou serviço qualquer.

Entende-se por valor adicionado todo ou qualquer benefício que é incorporado ao valor pago aos bens intermediários.
O valor agregado é incorporado ao produto inicial a cada etapa da cadeia produtiva, de modo que, à medida que aumenta o número de etapas, maior é o valor adicionado.



Copyright © 2010 AIEC.