Os Gastos com Investimentos (I) referem-se às despesas realizadas pelas empresas com a finalidade de promover e expandir o nível de produção corrente. Para a empresa, a sua sobrevivência no mercado bens e serviços dependem não somente dos preços praticados pelo mercado, mas também de estratégia de investimentos que possibilita à firma crescer e conquistar novos espaços. Representamos o investimento pela letra I.

Os gastos com investimentos são representados pelo somatório da Formação Bruta do Capital e pela variação dos estoques.

Formação Bruta de Capital (FBK) representa os investimentos realizados na construção de novas plantas industriais e aquisição de equipamentos (Ex: construção de fábricas, armazéns e aquisição de novas maquinarias) nas construções residenciais etc.

A Variação dos Estoques – descreve o saldo da produção que não conseguiu ser comercializada em um determinado período.

Exportações (X)- denominamos como exportações todos os bens e serviços produzidos no país que são posteriormente vendidos ao exterior. O sinal das exportações entra no PIB como um sinal positivo, pois qualquer bem ou serviço exportado constitui-se na realidade um bem ou serviço produzido no país.

As importações (M) – representam todos os bens e serviços que são adquiridos no exterior por pessoas residentes no país. Quando realizamos uma compra de um produto importado, nós estamos realizando uma despesa que é contabilizada como consumo (C). Todavia, como estamos interessados em mensurar o Produto Interno, esta despesa não está refletindo a produção realizada dentro das fronteiras do país. Para evitar esta contabilidade errônea, devemos neutralizar os gastos com consumo em produto importados com o valor das Importações (M). O mesmo raciocínio deve ser empregado quando uma firma importa um bem de capital (Investimentos) para aumentar sua produção.

As exportações líquidas (NX) representam o saldo das exportações menos as importações (X-M). Se o valor das exportações for superior ao das importações, o resultado será positivo (NX>0). Caso aconteça o contrário, o valor das exportações ser inferior ao das importações (NX<0), as exportações líquidas serão negativas.


Copyright © 2010 AIEC.