Qual a relação entre a taxa de juros vigente hoje e nossas expectativas quanto à taxa de juros futura? Quanto maiores forem os juros hoje, menos nós esperamos que eles subam amanhã. Afinal, se os juros já estão num patamar elevado, por que supor que eles subam ainda mais? Posto de outra forma, se os juros estão elevados, não existe muito espaço para que eles subam.

O inverso é verdadeiro: quanto mais baixos os juros hoje, menos espaço existe para que eles caiam. Assim, quando os juros estão baixos podemos esperar que eles subam no futuro. Este efeito está ilustrado na próxima figura.

Motivo especulação e taxa de juros
- juros baixos produzem expectativas de elevação nos juros no futuro e, para poder obter ganhos com os juros maiores, as pessoas detêm moeda hoje para poder usá-la no futuro.
- juros elevados produzem expectativas de redução nos juros no futuro e, para evitar uma remuneração menor no futuro, os agentes se desfazem de seus encaixes monetários hoje comprando títulos.

A demanda por moeda conserva as mesmas propriedades com respeito à taxa de juros que a demanda por moeda devido a motivos especulativos.



Copyright © 2010 AIEC.