Considere o caso de uma política monetária expansionista: ela somente terá o sucesso desejado se existirem empresários e indivíduos desejando tomar emprestado todo o dinheiro da recompra de títulos e utilizando-o por meio do sistema bancário. Em outras palavras, o multiplicador monetário potencial somente se realizará se as pessoas tomarem o dinheiro emprestado e o usarem via sistema bancário. Se, no entanto, isso não ocorrer em sua plenitude, o resultado de uma OMA será invariavelmente menor do que aquele desejado, ou planejado, pelo BC.

Já no caso de uma política monetária restritiva na qual o BC deseja desaquecer a economia, esta é bem mais efetiva. Se o BC vende títulos aos bancos comerciais, ele pode reduzir a oferta de moeda exatamente na quantia desejada. Uma política monetária restritiva será desejável para controlar um processo inflacionário.

Alterações no Requerimento Legal de Reservas e na Taxa de Redesconto - Ocasionalmente o BC pode se utilizar de mudança percentual sobre os depósitos que os bancos devem (legalmente) manter em reserva. Se o BC reduz este requerimento legal de reservas, por exemplo, de 20% para 10%, o multiplicador monetário potencial se eleva de 1/0,2 = 5 para 1/0,1 = 10. Isso possibilita aos bancos comerciais realizar mais empréstimos. O resto da sequência de eventos é previsível: aumento na oferta de moeda; redução na taxa de juros; aumento no investimento e demanda agregada; crescimento do PIB.

Uma política monetária restritiva adotada pelo Banco Central, elevando os percentuais de encaixes e das taxas de redesconto, ocasionaria uma elevação das taxas de juros, provocando uma redução da atividade econômica.

O redesconto é a operação de empréstimo que o Banco Central faz aos bancos comerciais para melhorar a liquidez dessas instituições.



Copyright © 2010 AIEC.