Conhecimento tecnológico - Um quarto determinante da produtividade é o conhecimento tecnológico, a compreensão das melhores formas de produzir bens e serviços. Cem anos atrás, em vários países, as pessoas trabalhavam no campo porque a tecnologia requeria um alto insumo de trabalho para alimentar toda a população. Atualmente, graças à tecnologia agrícola, uma pequena parcela da população pode produzir alimentos suficientes para atender todo o país. Esta mudança tecnológica liberou mão de obra para a produção de outros bens e serviços.

O conhecimento tecnológico assume várias formas.

Parte da tecnologia é conhecimento comum – depois de ser utilizada por alguém, todos se tornam conscientes da tecnologia. Uma vez que a Ford introduziu com sucesso a produção em linhas de montagem, outros fabricantes de automóveis a seguiram.

Outras tecnologias são proprietárias. Por exemplo, apenas a Coca-Cola conhece a receita do seu refrigerante.

Quando uma empresa farmacêutica descobre uma nova substância, o sistema de patentes lhe dá um direito temporário de exclusividade sobre a fabricação desta substância. Quando a patente expira, contudo, as demais empresas podem fabricar a substância. Todas essas formas de conhecimento tecnológico são importantes para a produção de bens e serviços na economia.

É importante distinguir capital humano de conhecimento tecnológico. Embora estejam estreitamente relacionados, há uma diferença importante.

O conhecimento tecnológico se refere ao entendimento por parte da sociedade a respeito do funcionamento do mundo. O capital humano tem a ver com os recursos despendidos para transmitir esse conhecimento à força de trabalho. O conhecimento tem a ver com a qualidade dos livros, enquanto o capital humano tem a ver com o tempo que as pessoas destinam a sua leitura. A produtividade dos trabalhadores depende tanto da qualidade dos livros disponíveis quanto do tempo destinado a seu estudo.



Copyright © 2010 AIEC.