A integração não ocorre de um momento para outro na vida de um país. Na realidade esse processo obedece a uma lógica estabelecida por fases. Segundo Balassa, é possível identificar algumas fases do processo de integração econômica da seguinte forma:

• Áreas de Livre Comércio – São zonas formadas por países que concordam em eliminar ou reduzir as barreiras alfandegárias apenas para as importações de mercadorias dentro dessa área, porém, cada membro mantém políticas comerciais independentes em relação aos demais – NAFTA.

União Aduaneira – A União Aduaneira é mais ampla que a Zona de Livre Comércio. Além das medidas aplicadas em uma zona de livre comércio, adota uma política tarifária comum em relação aos produtos importados por países fora da área (Mercosul).

Mercado Comum – Há liberdade de deslocamento não somente de produtos, mas também de fatores de produção (capital e trabalho).

União Econômica – A União Econômica é aquela que, além do que foi estabelecido no Mercado Comum, procura harmonizar as políticas econômicas nacionais.

Integração Econômica Total – Livre comércio, política comercial uniforme para todos os países membros, livre movimento de fatores de produção e harmonização de todas as políticas nacionais (União Europeia).



Copyright © 2010 AIEC.