Estratégia de nivelamento da produção - A estratégia de nivelamento da produção significa gerar continuamente uma quantidade para igualar à média da demanda.

Essa relação é mostrada na figura a seguir. As empresas calculam sua demanda total durante o período de tempo do plano e, na média, produzem o suficiente para atendê-la. Algumas vezes, a demanda é menor que a quantidade produzida e os níveis de estoques aumentam. Outras vezes, a demanda é maior e esse estoque é utilizado.

A vantagem da estratégia de nivelamento da produção é que ela resulta em nível de operação suave, que evita os custos de alteração nos níveis de produção. As empresas não precisam ter excedente de capacidade para atender aos picos de demanda. Não precisam contratar e treinar trabalhadores e dispensá-los em períodos de pouca demanda. Podem constituir uma força de trabalho estável. A desvantagem é que o estoque irá crescer em épocas de baixa demanda. Esse estoque representará um custo correspondente para ser mantido.

Nivelamento da produção significa que a empresa utiliza seus recursos em certo nível e produz a mesma quantidade a cada dia de operação. A quantidade produzida a cada mês (algumas vezes a cada semana) não será constante porque o número de dias úteis varia de mês para mês.



Copyright © 2010 AIEC