O sistema EAN/UCC em detalhes: há trinta anos, o bloco de notas e gaveta da caixa registradora eram ferramentas comuns usadas para somar a conta de um consumidor. A manutenção de estoque era pesadelo, e os resultados costumavam ser imprecisos.

Em pouco tempo, as companhias perceberam que, se quisessem ter êxito nas condições que cada vez mais lhe eram impostas no mundo dos negócios, teriam de revisar seus sistemas de gestão interna e de comunicação de dados com seus parceiros comerciais.

Atualmente, parte das transações em organizações varejistas e atacadistas é feita com o uso da tecnologia do código de barras, permitindo o registro rápido e preciso dos movimentos de venda e da gestão de estoques, garantido maior produtividade e qualidade.

As sementes desse desenvolvimento foram plantadas em 1974, quando os fabricantes e distribuidores de doze países europeus formaram um conselho para examinar a possibilidade de desenvolver um sistema padronizado de numeração de artigos para a Europa, semelhante ao Sistema de Código Universal de Produtos (UPC) já estabelecido nos Estados Unidos pelo Uniform Code Council (UCC). Como resultado, foi criada em 1977 uma entidade sem fins lucrativos, a European Article Numbering Association( EAN). Com o êxito do sistema EAN expandindo-se para outros países fora da Europa, a European Article Numbering Association adquiriu um status internacional e tornou-se a International Article Numbering Association, conhecida como EAN International.

Hoje, mais de 450.000 companhias em todo o mundo usam o sistema EAN por meio de uma rede internacional de Organizações de Numeração, atendendo as empresas em mais de 100 países.

Embora o sistema EAN tenha sido implementado inicialmente pelo setor varejista, ele expandiu-se em pouco tempo para todos os setores industriais e comerciais com o objetivo de identificar não apenas bens de consumo, mas também produtos para a saúde, têxteis, autopeças e muitos outros produtos e serviços.



Copyright © 2010 AIEC