A EAN International desenvolveu um sistema de números que garante a identificação exclusiva e sem ambiguidade. Esses números proporcionam um idioma comum pelo qual os fabricantes, exportadores, importadores, atacadistas e varejistas podem comunicar informações relativas aos produtos ou serviços que negociam.

Os números de produtos são representados por códigos de barras que podem ser lidos por scanners ao longo de toda a cadeia de suprimentos, e fornecem informações precisas. Isto é importante para a melhoria da gestão empresarial.

Marcado na embalagem, esse padrão de codificação compõe-se de barras verticais, com diferentes larguras e distanciamento entre elas, podendo ou não possuir uma numeração humano-legível (que é o número codificado logo abaixo de sua simbolização em barras), decodificável por leitores ópticos, proporcionando captura de dados mais rápida para o sistema logístico e distributivo.

Os itens escaneados no ponto de venda de varejo são chamados unidades de consumo, ao passo que os itens negociados entre as empresas são chamados unidades de distribuição.

Quais são os benefícios da codificação EAN?

  • São seguros: um número exclusivo é alocado para cada unidade e inclui um dígito de controle que garante a captura segura dos dados.
  • São não significativos: o número EAN em si mesmo é a chave para acessar uma base de dados que contém informações precisas sobre a unidade.
  • São multissetoriais e internacionais: sua não significação e sua exclusividade permitem seu uso além das fronteiras.


Copyright © 2010 AIEC