5 - Determinação de Preços

O setor de compra de uma organização deve estar atento às modificações de preços que ocorrem em um mercado altamente competitivo. Quanto maior é o valor com que o item participa nas compras da empresa, maior deve ser a preocupação com as variações de preço. São regras tradicionais:

  • comprar mais com preços que vão crescer e comprar o indispensável com preços que vão decrescer;
  • ao se efetuar compras de vulto deve-se ter uma previsão do preço do material por meio de índices de variação de preços para poder avaliar adequadamente as propostas.
  • equalizar os preços das propostas, ou seja, preços de um fornecedor a vista não podem ser comparados diretamente com preços de outro fornecedor a prazo. A análise de preços deve ser feita levando-se todas as propostas ao valor presente ou todas ao valor futuro.
  • atentar para detalhes como frete e seguro (CIF / FOB), embalagens, descontos, índices de reajuste e multas.

Observar, nos preços muito baixos, sinais de perigo: fornecedor falindo, utilização de meios ilegais pelo fornecedor (por exemplo, o contrabando), históricos de problemas com o fornecedor etc.

O preço não é o único fator que influi nas decisões de compra. Entretanto, em igualdade de circunstâncias, é o mais importante. Na empresa fabricante média, as compras correspondem a 50% do custo das mercadorias vendidas, e qualquer economia feita no custo de compras tem uma influência direta sobre os lucros.

No entanto, é preciso lembrar que “só se consegue o que se paga”. O truque é saber o que se quer e não pagar mais do que o necessário. Quando é feita uma compra, o comprador recebe um pacote de características de função, quantidade, serviço e preço que são adequadas a suas necessidades individuais. A ideia da “melhor compra” é a mistura desses componentes que melhor servem à finalidade exigida.



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