A transmissão eletrônica de dados possibilita que a empresa comunique-se com seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora. Ela já existe há bastante tempo e traz várias vantagens, como:

• rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações;
• redução significativa de custos;
• facilidade de colocação de pedidos, principalmente nos casos de contratos de fornecimento com entregas mediante liberação do cliente, como acontece nas transações entre montadoras e autopeças no Brasil e no mundo.

Internet

A Internet, depois da explosão de uso ocorrida após 1995, tornou-se um importante meio de comunicação para as empresas. O comércio eletrônico, de origem bem mais antiga que a Internet, teve aí a possibilidade de um maior desenvolvimento, saindo da exclusividade do círculo de grandes organizações e passando a atuar em pequenas empresas e em pessoas físicas.

A atividade de compras tem hoje, na Internet, um grande facilitador, desde a busca de fornecedores para um novo produto a ser adquirido até o envio de correspondência por meio de e-mails e, inclusive, o processo de compra completa. É uma revolução em andamento.



Copyright © 2010 AIEC