3 - JIT: fim aos desperdícios e melhoria contínua

Define-se a filosofia JIT como um sistema de manufatura cujo objetivo é otimizar os processos e procedimentos por meio da redução contínua de desperdício.

Eliminar desperdício significa analisar todas as atividades realizadas na fábrica e eliminar aquelas que não agregam valor à produção. Para que se possa compreender melhor as atividades a que nos referimos, utilizaremos a classificação proposta por Shigeo Shingo que identifica sete categorias de desperdícios, comentadas a seguir.

a. Desperdício de superprodução: o JIT considera um desperdício o hábito de produzir antecipadamente à demanda, para o caso de os produtos serem requisitados no futuro. A produção antecipada, isto é, maior do que o necessário no momento, em geral, provém de problemas e restrições do processo produtivo, tais como:
  • longos tempos de preparação de equipamentos que induzem à produção de grandes lotes;
  • incerteza da ocorrência de problemas de qualidade e confiabilidade de equipamentos, levando a produzir mais do que o necessário;
  • falta de coordenação entre as necessidades (demanda) e a produção, em termos de quantidades e momentos;
  • grandes distâncias a percorrer com o material, em função de um arranjo físico inadequado, que leva à formação de lotes para a movimentação, entre outros

Desse modo, a filosofia JIT sugere que se produza somente o que é necessário no momento e, para isso, que se reduzam os tempos de setup, que se sincronize a produção com a demanda, que se compacte o layout da fábrica, e assim por diante.



Copyright © 2010 AIEC