1 - Relacionamento Cliente-Fornecedor

O relacionamento cliente-fornecedor se desenvolve com base em uma atuação do cliente (comprador) sobre seus fornecedores, procurando atingir um grau de entendimento e confiança mútua. Essa relação está evoluindo notavelmente, e começa a se tornar evidente haja vista significativas mudanças no relacionamento entre as empresas.

Essas mudanças geram alguns sinais que podem ser traduzidos em uma mudança cultural, pois se afirma que:


“O preço é apenas um componente do custo total de compra e, em geral, os melhores preços se transformam nos piores custos.”

“O processo de transformação começa na empresa dos próprios fornecedores e termina na casa do cliente final.”

“A qualidade e a garantia do produto final são o resultado da contribuição de toda uma cadeia cliente-fornecedor de um negócio”. (Merli, 1998, p.3)

O comentário acima fica cada vez mais evidenciado, visto que as empresas, de maneira geral, estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos produtos fornecidos, com a garantia da entrega, com o aumento da flexibilidade e da rapidez nas respostas para o mercado, com o acréscimo no número de entregas, entre outros.



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