3 - A vantagem competitiva

Atualmente o tempo é a maior vantagem competitiva que qualquer empresa pode possuir. Para entender como isso é possível, basta verificar quatro pontos: o primeiro são os custos; o tempo está diretamente relacionado com a flexibilidade, bastando para isso analisar os tempos de preparação de equipamentos. Ora, é a flexibilidade que reduz custos e não grandes lotes de fabricação para estoque.

O tempo também tem relação direta com os serviços de entrega. Quanto mais rápida for a capacidade de resposta, melhor será a capacidade de atendimento sem a necessidade de estoques elevados.

Também se pode relacionar o tempo com a qualidade, à medida que as empresas conseguem, em pouco tempo, produzir produtos com qualidade e, por último, mas não menos importante, com a inovação. Toda e qualquer inovação de ser introduzida em curto espaço de tempo, caso não seja, deixa de ser inovação.

Estratégias organizacionais e de suprimento - muitas vezes presenciamos empresas tentando mudar seu desempenho por meio da aplicação de técnicas avançadas apenas em algumas áreas. Internamente à área de suprimentos, também presenciamos comportamentos parecidos. Importante ter em mente que assim como os antigos Círculos de Controle da Qualidade representavam bem pouco em relação à estratégia da qualidade ou o Kanban, que também representa uma pequena parcela da filosofia do JIT (Just in time), a simples redução no número de fornecedores ou o deslocamento de estoques para esses fornecedores não são suficientes para afirmar que a empresa está empregando a lógica do comakership.




Copyright © 2010 AIEC