Existem, basicamente, quatro alternativas para a estratégia das organizações:


A primeira estratégia é a orientação para as operações e a segunda, a orientação para o mercado. Estas duas dizem respeito às relações com o mercado. A terceira e quarta estratégias estão relacionadas à orientação para a organização e o produto, e à orientação para as pessoas e os processos. Estas últimas dizem respeito à organização interna das empresas.

Resumidamente, a primeira estratégia diz respeito à melhoria dos processos tecnológicos e dos produtos; a segunda estratégia é uma contínua análise das oportunidades de negócios oferecidas pelo mercado. A terceira estratégia, sobre a organização, padroniza as atividades em métodos formalizados e controlados por meio de sistemas específicos; a quarta possui ênfase nas pessoas e nos processos, sendo voltada para a realização do seu negócio e, como consequência, no pessoal administrativo. Essas quatro estratégias podem ser cruzadas, como na figura seguinte, dando origem a quatro modelos de referência: a empresa burocrática, a mercadológica, a comprometida com a melhoria do processo e a empresa do empreendimento, de classe mundial.



Copyright © 2010 AIEC