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- A evolução cultural e organizacional
As empresas japonesas foram as primeiras a sentirem a necessidade de estabelecer políticas de relacionamentos externos, com os fornecedores, e internos, com os colaboradores. Entretanto, a exigência de um mercado globalizado compeliu à utilização de princípios de referência também na indústria ocidental. Pode-se citar como exemplos:
Relacionamentos operacionais - a filosofia que rege
os relacionamentos na ótica do comakership é derivada
das abordagens da Qualidade Total e do Just-in-time. Para tanto,
faz-se necessária a divisão por tipos de relacionamento,
os quais são divididos em três classes: Os fornecedores normais, de Classe III, são aqueles cujas negociações fundamentam-se em especificações de qualidade mínima, profundamente focalizada nos preços. Também existem inspeções sistemáticas de recebimentos de matérias desses fornecedores, como condição de garantia de qualidade. Os fornecedores
de Classe II, denominados fornecedores integrados, são fornecedores
cujo relacionamento tende a ser de longo prazo, ganhando o status
de fornecedor habitual. Quanto à qualidade, já é
garantida e autocertificada com base em critérios de comum acordo,
os quais envolvem, inclusive, a aplicação de multas. |
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