Resumo

Responsabilidade Social das empresas existe apenas se estas, em suas diversas operações e relações, estabelecem valores claros e ações comprometidas com a realização, a concretização e a efetivação destes valores.

A partir do estabelecimento de tais valores, a empresa pode colaborar para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, de forma efetiva. A definição destes valores é, por conseguinte, um ponto de fundamental importância, pois as ações sociais só podem ser propostas a partir deles.

Não podemos confundir o compromisso ético de responsabilidade social das empresas com mera filantropia. O conceito de responsabilidade social – como veremos na próxima unidade – já é considerado como um investimento estratégico. A tônica dominante, até bem pouco tempo, eram as ações filantrópicas pontuais – tais como: efetuar doações de cestas básicas, brinquedos e remédios para asilos, creches e entidades assistenciais –, hoje, tais práticas são consideradas anacrônicas. Não faz mais parte do repertório das empresas investimentos em “filantropia de ocasião”.

As ações sociais devem ser muito bem planejadas e integradas nos valores, na cultura, na identidade e nas atividades da empresa. Cada vez mais, as empresas vêm integrando os princípios da responsabilidade à gestão estratégica, em vez de tratá-los como um acessório destacável. Ou seja, as empresas não podem mais limitar-se à filantropia de ocasião. É necessário que as ações sociais da empresa estejam integradas em suas relações com clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, instâncias governamentais e, até mesmo, com seus concorrentes. A responsabilidade deve integrar-se em todo o programa da empresa. É necessário que todos os seus integrantes absorvam estes valores.

A responsabilidade social é a expressão de uma nova postura ética, a qual se consolida, cada vez mais, no mundo empresarial, comprometida com o resgate da cidadania. A empresa, articulada com a sociedade civil e com o Estado, assume uma posição de destaque na busca do bem-estar e na defesa do bem comum. Esta nova postura tem provocado mudanças no comportamento empresarial e na forma de gestão das empresas que, por sua vez, podem promover mudanças sociais importantes.



Copyright © 2010 AIEC.