2 - Causa Social e a Identidade da Empresa

Embora não seja regra absoluta, a afinidade entre a causa social e a identidade da empresa é algo importante. Uma empresa pode escolher investir em projetos sociais específicos, pois isso, certamente, agregará valor a sua marca ao despertar associações entre seu nome e sua marca e a ação socialmente responsável.

Depois de um diagnóstico preciso, o qual permita identificar a melhor linha de ação para um programa adequado e efetivo de responsabilidade social para a empresa, é preciso avaliar o impacto e a relevância desta proposta para a comunidade onde será implantada. Vejamos um exemplo: um projeto de incentivo à prática de esportes, numa favela do Rio de Janeiro, visando tirar os jovens da criminalidade. A empresa “x” resolve montar um stand de tiro para incentivar a prática de esporte. Pode-se questionar tal ação, já que o esporte “Tiro” pode ter uma outra conotação e um alcance diferenciado, dependendo da área ou região em que a proposta está sendo implantada.

Outrossim, não é tão simples quanto parece implantar um bom programa de ação social. As ações propostas pelas empresas devem ser adequadas às suas expectativas e necessidades, devem repercutir positivamente na empresa. Mas este não é o único fator considerado quando as ações são propostas. É preciso que sejam relevantes e adequadas para a comunidade que as receberá. Deve haver real benefício social. Isto é óbvio; mas nem sempre o óbvio é assim tão visível.

Nos últimos anos, temos observado crescente número de empresários envolvendo-se com as entidades do Terceiro Setor. Esse envolvimento tem operado uma série de mudanças significativas na gestão dos projetos sociais e vem influenciando a utilização de novos instrumentos e mecanismos no Terceiro Setor, trazendo maior nível de profissionalização para ele. Isto, por conseguinte, repercute favoravelmente para a empresa, pois os projetos de ação social conquistam credibilidade devido à forma estruturada e séria como são administrados.

A partir disso, um ciclo de profissionalização no âmbito das várias organizações voltado para os problemas sociais começa a ser implantado:

  • entidades beneficiadas são obrigadas a demonstrar o alcance de seus objetivos e metas;
  • empresas são estimuladas e orientadas para a apresentação do Balanço Social;
  • prêmios e selos que reconhecem e consagram o mérito social são instituídos.

Além destes fatores, um programa de voluntariado empresarial, ou seja, participação dos funcionários na organização e no desenvolvimento de projetos voltados à comunidade, traz benefícios para os próprios funcionários, incorporando um sentido mais profundo do alcance de suas ações e do valor de seu trabalho. As empresas não tardam a perceber que o envolvimento dos colaboradores internos traz ganhos multiplicados.

Como podemos ver, as grandes transformações econômicas, políticas e culturais das últimas décadas determinaram uma série de novas posturas empresarias.



Copyright © 2010 AIEC.