Resumo

As inúmeras transformações de ordem política, econômica, social e cultural, ocorridas nas últimas décadas, criaram as condições para o aparecimento de novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. Neste contexto, cabe-nos examinar: o que é responsabilidade social empresarial? Como o mundo empresarial pode colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa?

A responsabilidade social envolve sempre a decisão da empresa na participação direta e ativa em ações comunitárias na região em que está presente. Não basta apenas a determinação em minorar, por exemplo, possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividades exercidas; ações preventivas tornam-se, pois, obrigação indeclinável. Hoje, nem mesmo ações “compensatórias” satisfazem. A responsabilidade social deve ocorrer de forma muito mais abrangente.

O empresariado começa a perceber a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para as atividades das empresas. A cultura centrada na maximização do lucro dos acionistas cede espaço para uma nova maneira de enxergar e conceber o papel e a função do setor privado em suas relações com a sociedade na qual se insere e da qual depende.

Nessa perspectiva, o chamado capitalismo social propõe novas formas de relação entre as empresas e a sociedade: ambas começam compartilhar objetivos e buscar resultados a partir de interesses comuns. Neste momento entra a tal “lógica do Terceiro Setor”, questionada em sua aplicabilidade: lucro e atendimento das demandas sociais... juntos!

A Responsabilidade Social da empresa é, portanto, resultado do compromisso assumido pelo empresariado na adoção de valores e posturas éticas. No entanto, o compromisso ético é apenas a primeira etapa da responsabilidade social. É preciso, também, determinação em contribuir para o desenvolvimento econômico da comunidade local, bem como da sociedade em sua totalidade.

As ações sociais das empresas são uma vantagem competitiva muito importante no desenvolvimento dos negócios das organizações. É facilmente perceptível que os consumidores valorizam as ações das empresas comprometidas em tornar a sociedade menos injusta e desigual. A preferência dos consumidores é, claramente, por empresas socialmente responsáveis. O reconhecimento público e a valorização dele decorrente não são irrelevantes dentro de um mercado cada vez mais disputado.

Há, no entanto, muito a ser feito. É preciso que o conceito de responsabilidade empresarial torne-se parte da cultura das organizações. É necessário, também, que estas mudanças sejam consolidadas. Para que isto aconteça, este conceito precisa ser incorporado à orientação estratégica da empresa.



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