Com a revolução tecnológica, a qual propiciou o avanço das telecomunicações e da informática, deu-se a criação de uma cadeia de inter-relações sem precedentes em toda a história da humanidade. Esse novo padrão de inter-relações afeta sobremaneira a realidade das empresas.

Hoje, as limitações tecnológicas que condicionam a produção são, diariamente, derrubadas por nova descoberta. No entanto, as limitações de caráter ético que a sociedade impõe às empresas crescem cada vez mais. O que fazer? Que critérios utilizar para a tomada de decisões? Como exemplo: ao final das contas, alimentos transgênicos fazem ou não mal à saúde? Prejudicam ou não o equilíbrio ecológico? Quem responde a estas perguntas? Quem assume os riscos diante de tantas incertezas?

Em épocas passadas, tínhamos muito mais “certezas” do que incertezas, ainda que estas “certezas” carecessem de legitimidade. Como a maioria dos membros da sociedade viviam totalmente à parte da esfera decisória dos poderes constituídos, era fácil forjar consensos.



Copyright © 2010 AIEC.