Sem tal reformulação conceitual, a cidadania empresarial ficaria reduzida a uma dimensão meramente instrumental. Busca-se construir um conceito de empresa que equilibre responsabilidades econômicas, sociais e ambientais. Só a partir desta reformulação, será possível avaliar a performance de uma empresa no atendimento das novas demandas impostas hoje. Devemos avaliar criticamente o conceito de empresa, para compreendermos em que medida os modelos de racionalidade condicionam sua performance. Princípios como os de Cidadania Empresarial, Responsabilidade Social, Ética Empresarial expressam os anseios de uma complexa rede de compromissos e esforços da sociedade na busca de uma vida mais justa e menos desigual para todos. Para que estes princípios sejam efetivados, precisamos delinear um plano de responsabilidade social para a empresa, de forma adequada ao perfil de seus negócios, à sua missão, à sua trajetória e à sua posição no mercado. Sem este planejamento, corre-se o risco de se propor ações incoerentes com a filosofia, cultura, objetivos, disponibilidade de tempo e orçamento da empresa. |
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