| 7
- Stakeholder Accountability
Para implementar qualquer estratégia, é fundamental envolver as partes interessadas no negócio (Stakeholder) com poder de influir nas decisões ou que se vejam atingidas por elas. O executivo principal de uma empresa e a sua diretoria devem satisfações aos seus stakeholders e são responsáveis pelo relacionamento com as partes interessadas. Este anglicismo significa: colocar em questão dois dos princípios fundamentais da governança corporativa:
Definir quem são seus principais stakeholders, conhecer suas expectativas e necessidades, criar e manter canais de comunicação com os principais grupos de interesses não são condição apenas para uma adequada prestação de contas. Este é um ponto crucial para a elaboração dos projetos sociais. Em um momento histórico como o que vivemos, em que as empresas e as organizações não governamentais vêm assumindo funções e responsabilidades que antes eram exclusivas do setor público, é importante aprender a equilibrar e conciliar interesses e expectativas de diferentes stakeholders. A Stakeholders
Accountability é uma maneira de medirmos a capacidade das
empresas e organizações em efetivar estes ajustes. |
Copyright © 2010 AIEC.
|