A Social Accountability (SA8000) – As normas SA8000 foram lançadas em 1997 pelo CEPAA (Council of Economic Priorities Accreditation Agengy), conselho internacional que reúne empresários, ONGs e organizações sindicais, e vem sendo reconhecida no mundo como um sistema efetivo de implementação, manutenção e verificação de condições dignas de trabalho. As normas SA8000 visaram reunir códigos de conduta que se encontravam dispersos para oferecer definições mais claras a respeito de:
As normas SA8000 apresentam-se formatadas como um sistema de auditoria similar ao ISO 9000 e a ISO 14000. Seus princípios baseiam-se nas normas internacionais dos direitos humanos, na convenção dos direitos das crianças e nas convenções da OIT – Organização Internacional do Trabalho. O propósito da SA8000 é estimular a busca de boas e dignas condições de trabalho. As normas da SA8000 apresentam-se como um código de responsabilidade social que pode ser aplicado internacionalmente como meio de avaliar se as empresas e outras organizações estão cumprindo as normas relativas aos direitos do trabalhador e aos direitos humanos. O cumprimento dos requisitos impostos pela SA8000 pode trazer à empresa a certificação e o credenciamento público. Entidades auditoras credenciadas como o CEPAA emitem o certificado SA8000. |
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