2 - Funções da Moeda

Meio de Pagamento - A moeda tem algumas funções que a caracterizam, que são a de ser meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor. Como meio de pagamento, serve para promover a eficiência econômica eliminando muito do tempo gasto no intercâmbio de bens e serviços. Esta função distingue a moeda de outros ativos como ações, imóveis, e marcas e patentes. Os custos de uma transação, ou seja, o tempo gasto para trocar bens ou serviços diminui sensivelmente com a existência da moeda aceita por todos que comercializam bens ou serviços.

Unidade de Conta - A segunda função econômica da moeda é a de fornecer uma unidade de conta para medir valor na economia, ou seja, assim como medimos o peso em quilos e a distância em metros, usamos a moeda para medir o valor de bens e serviços. Novamente, se imaginarmos a economia do escambo, na qual a moeda não desempenha esta função, deveria haver milhares de combinações para definirmos preços para trocar um bem. Portanto, quanto mais complexas as economias, maiores serão os benefícios dessa função da moeda.

Reserva de Valor - Como reserva de valor, a moeda funciona como repositório do poder de compra no tempo. Neste caso outros ativos como obras de arte, joias, terrenos, imóveis e ações podem ser usados para acumular riqueza e, usualmente, além de pagar uma taxa de juros maior que a moeda, experimentam valorização de preço e a possibilidade de usufruto do bem. O que diferencia a moeda na preferência das pessoas é o importante conceito econômico de liquidez. A liquidez é altamente desejável e a moeda é o ativo mais líquido de todos por que ela não precisa ser convertida em nada mais para ser trocada por bens e serviços, ela é o meio de pagamento.



Copyright © 2010 AIEC.