Em geral os pagamentos feitos de um lado para outro se compensam. Sem os cheques, isto envolveria a movimentação de muito dinheiro. Com os cheques, os pagamentos que se compensam podem ser acertados cancelando-se os cheques, e sem a necessidade de se movimentar dinheiro. O uso de cheques reduz os custos de transporte associados ao sistema de pagamentos e melhora a eficiência econômica. Uma outra vantagem dos cheques é que eles podem ser emitidos para qualquer quantia até o saldo da conta, tornando as negociações de grandes quantias muito mais fáceis. Os cheques são vantajosos na medida em que a perda por roubo é muito reduzida, e eles fornecem recibos convenientes para compras.

Como toda evolução, este sistema de pagamentos baseado em cheques também tem desvantagens. Uma delas refere-se ao tempo que leva para enviar cheques de um lugar para outro. Este problema pode ser sério se a pessoa estiver pagando alguém em um lugar diferente que precisa ser pago rapidamente. Além disso, se o individuo tiver uma conta corrente sabe que leva diversos dias úteis antes que o banco permita que ele utilize os fundos de um cheque que tenha sido depositado. Se a necessidade de dinheiro for urgente, esta característica de pagamento em cheque pode ser frustrante.

Outra desvantagem está no custo da burocracia necessária para processar cheques. O custo estimado para processar todos os cheques emitidos no Brasil supera a casa dos bilhões de reais. Outra questão relevante é a de falsificação e roubo de cheques que gera mais custos para tentar evitar manobras desta natureza.



Copyright © 2010 AIEC.