Outra instituição de apoio, responsável pela política de investimentos de longo prazo do Governo federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a principal instituição financeira de fomento do País. Seus objetivos básicos são:
  • Impulsionar o desenvolvimento econômico e social do País;
  • Fortalecer o setor empresarial nacional;
  • Atenuar os desequilíbrios regionais, criando novos polos de produção;
  • Promover o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas, industriais e de serviços;
  • Promover o crescimento e a diversificação das exportações.

O BNDES desenvolve um conjunto de diferentes programas que são formulados conforme os planos de Governo que direcionam os recursos aos setores a serem fomentados. Ficou encarregado de gerir boa parte de todo o processo de privatização das empresas estatais.

Por último, a Caixa Econômica Federal (CEF) é a instituição financeira de apoio responsável pela operacionalização das políticas do Governo federal para habitação popular e saneamento básico, tendo como característica apoiar o trabalhador de baixa renda na aquisição da casa própria.

As principais atividades da CEF estão relacionadas com a captação de recursos em cadernetas de poupança, em depósitos judiciais e a prazo e sua aplicação em empréstimos vinculados, substancialmente à habitação. Os recursos obtidos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são direcionados, quase na sua totalidade, para as áreas de saneamento e infraestrutura urbana.

Além disso, a CEF exerce a administração de loterias, de fundos e de programas, dentre os quais se destaca o FGTS, o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS) e o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).



Copyright © 2010 AIEC.