Resumo

Além dos produtos de empréstimo oferecidos na sua maioria para empresas, as instituições financeiras também oferecem, para pessoas físicas e jurídicas, financiamentos para a aquisição de veículos e eletrodomésticos que ficam alienados até o pagamento final.

As garantias protegem as instituições financeiras dos casos de inadimplência e podem ser agrupadas em garantias reais como hipoteca, alienação fiduciária etc, e garantias fidejussórias como aval e fiança.

Outras formas de empréstimos garantidos e de longo prazo são os financiamentos imobiliários para a aquisição e construção de casa própria e obras de saneamento básico, os arrendamentos mercantis, que permitem a utilização de um bem mediante o pagamento de um aluguel com opção de compra e o crédito rural que é limitado às atividades agropecuárias e tem incentivos do governo.

O governo irriga os setores da economia de acordo com suas políticas operacionais, oferecendo financiamento atraente por meio de bancos de desenvolvimento como o BNDES.

Finalmente, o mercado de câmbio oferece inúmeras oportunidades de financiamento, tanto para os que produzem divisas como para os que as consomem, afetando a balança de pagamentos do país e demandando regulamentação para a movimentação de capitais.

O programa de financiamento às exportações brasileiro permitiu incrementar as vendas ao exterior e foi objeto da disputa entre a Embraer e a Bombardier do Canadá junto à Organização Mundial do Comércio – OMC.



Copyright © 2010 AIEC.