UTILIZAÇÃO DOS TÍTULOS DE CADA MERCADO
Mercado Monetário
Mercado de Capitais
  • Os títulos de curto prazo têm flutuações menores de preços do que os títulos de longo prazo, o que os torna mais seguros para investimentos (conforme veremos na Unidade sobre Análise de Investimentos). Em consequência, as empresas e os bancos utilizam ativamente esse mercado para ganhar juros sobre os excedentes de fundos que eles esperam ter apenas temporariamente.
  • Os títulos de mercado de capital, como ações e títulos de dívida de longo prazo, são frequentemente de propriedade de intermediários financeiros, como companhias de seguros e fundos de pensão, os quais têm pouca incerteza sobre a disponibilidade da quantidade de fundos no futuro.


O Mercado de Capitais surgiu para contribuir com o desenvolvimento econômico do país:

  • Direcionando os capitais para os investimentos;
  • Estimulando a formação da poupança privada; e
  • Criando uma sociedade baseada na economia de mercado que permitisse a participação coletiva na riqueza e nos resultados da economia.

Este mercado pode ainda ser dividido em dois segmentos, como podemos ver no diagrama abaixo:

As negociações que dependem de intermediação financeira são regulamentadas, fiscalizadas e assessoradas por três principais organismos reguladores que controlam as atividades do sistema distribuidor de títulos e valores mobiliários. São eles:

1. O Conselho Monetário Nacional – CMN;
2. O Banco Central – BACEN; e
3. A Comissão de Valores Mobiliários – CVM.,



Copyright © 2010 AIEC.