1 - Os Investidores

Nesta unidade, estudaremos o mercado de capitais sob a ótica dos investidores. Inicialmente, vamos considerar que no mundo globalizado vem surgindo um novo capitalismo, no qual as empresas não têm mais “dono”. Por isso, hoje, os donos das empresas são os Fundos de Pensão e os Fundos de Investimento dos bancos. Na verdade, a partir de R$200,00 (duzentos reais), qualquer pessoa pode colocar seu dinheiro num fundo de investimento de um banco, fazendo que os donos das empresas sejam milhares de pequenos investidores.

Esta mudança de conceito obrigou as empresas a serem realmente competitivas, pois estão sendo observadas constantemente pelos analistas de investimento dos bancos. Os gerentes financeiros buscam maximizar a riqueza das empresas, deixando de perseguir apenas o objetivo de lucro, mas incorporando melhorias que irão refletir no preço das ações e nas perspectivas futuras da empresa.

Estas melhorias englobam a responsabilidade civil e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, profissionalizando a gestão das empresas. Tal postura administrativa separou os administradores dos proprietários das empresas como você pode acompanhar no diagrama abaixo. A “teoria do agente”, desenvolvida por Jensen e Meckling, caracteriza bem esta mudança de conceito.



Copyright © 2010 AIEC.