2 - Técnicas de Avaliação

A globalização dos mercados e os recursos tecnológicos existentes permitem que hoje se opere nos mercados de ações de outros países praticamente durante 24 horas do dia. Os investidores tomam decisões com base nas tendências de preço das ações. Estas tendências são estudadas pela Escola Técnica ou Gráfica e pela Escola Fundamentalista, que se conjugam para uma decisão.

Os analistas de investimentos no mercado de capitais utilizam as duas formas de análise simultaneamente, sendo que, basicamente, a análise fundamentalista serve para escolher aquelas ações nas quais serão investidos os recursos, enquanto a análise técnica (da escola gráfica) serve para determinar o momento mais favorável para o investimento. A característica subjetiva forte implícita nas duas formas de análise torna importante saber conjugar os fatores na hora de fazer a análise.

O objetivo destas análises é descobrir, entre as alternativas existentes no mercado, as ações com melhores perspectivas em termos de valorização e de pagamentos de dividendos. Após a seleção, há o momento oportuno para compra. Para alcançar este objetivo, existem algumas abordagens que representam um conjunto de técnicas para a determinação do valor de uma ação negociada no mercado de capitais, como veremos a seguir.



Copyright © 2010 AIEC.