Resumo

Os investidores, principais donos das empresas, são Fundos de Pensão e Fundos de Investimento dos bancos. Esta realidade obriga as empresas a serem realmente competitivas e buscar maximizar sua riqueza considerando a responsabilidade civil e o meio ambiente.

O Investidor Global pode escolher entre mais de cem opções de investimentos que recebe por minuto. Existe um fluxo de capital eletrônico de aproximadamente US$3 trilhões que voa pelo mundo em busca de um melhor pouso.

As normas de composição e diversificação das carteiras destes investidores institucionais são definidas pelo Conselho Monetário Nacional, com o duplo objetivo de reduzir o risco de seus investimentos e de direcionar recursos para aplicações consideradas prioritárias pelo Governo, pois são eles que dão estabilidade e liquidez ao mercado.

As escolas gráfica e a fundamentalista estudam as principais ferramentas para descobrir as ações com melhores perspectivas em termos de valorização e de pagamentos de dividendos e, após sua seleção, qual o momento oportuno para compra. Elas se conjugam para uma decisão.

A Escola Gráfica se baseia na análise técnica de gráficos, quer seja pelo método de barras ou de ponto figura, tendo como base os volumes e os preços pelos quais foram comercializadas as ações nos pregões anteriores. A Escola Fundamentalista se baseia nos resultados setoriais e específicos de cada empresa, dentro do contexto da economia nacional e internacional.

Os índices, como o “Dow Jones” e o BOVESPA, surgiram para tentar prever o desempenho dos mercados de capitais e dos preços dos títulos negociados nesses mercados. A teoria sustenta que as ações negociadas seguem uma tendência de alta ou baixa, a qualquer momento, e para estudar o mercado é necessária a construção de uma média da evolução dos preços, por meio de uma amostra representativa de ativos.



Copyright © 2010 AIEC.