:paradigma “uma constelação de realizações – concepções, valores técnicas, etc. – compartilhada por uma comunidade científica e utilizada por essa comunidade para definir problemas e soluções legítimas.” (KUHN, 1962). Para aprofundar o conhecimento sobre as mudanças de paradigmas, recomenda-se a leitura do livro de Thomas Kuhn – A Estrutura das Revoluções Científicas - Ed. Perspectiva, São Paulo, 1987 :holística do grego holos, que significa tconvecção do arodo. :convecção do ar circulação, em grande escala, de partículas de ar por um recinto. :Cibernética e Sociedade o uso humano dos seres humanos. :Antropologia ciência que estuda o homem (ser humano) como unidade bem definida no quadro do reino animal. :Epistemologia estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa determinar seus fundamentos lógicos, o valor e alcance objetivo delas (teoria da ciência ou do conhecimento). :ciência cognitiva Ciência que estuda o processo de conhecimento. :emoção Para maiores informações sobre o papel da emoção nos processos humanos de decisão, sugere-se a leitura da excelente obra do neurologista Antônio R. Damásio, intitulada O Erro de Descartes, São Paulo, Companhia das Letras, 1996. :neo-ludista Neo significa novo. Ludista diz respeito aos indivíduos que quebravam as máquinas nas indústrias, durante a Revolução Industrial, porque essas lhes “roubaram” o emprego. A alusão ao termo significa não ser uma solução pegar um martelo e sair quebrando os computadores das empresas. :indústria de computadores e aplicativos Muitas escolas, principalmente de primeiro grau, permitem aos pais não só acompanhar pela Internet, dia-a-dia, o que os filhos estão estudando em cada uma das disciplinas, os deveres de casa (se foram realizados ou não) e, até mesmo, o que vão comer no lanche do intervalo. A pergunta é: Jamais devem os pais permitir que a tecnologia de informação faça a intermediação do diálogo, da confiança e do respeito que deve existir entre pais e filhos? É muito triste imaginar centenas de crianças tendo a privacidade invadida por computadores, apenas por serem crianças. É imperativo lembrar que serão elas o nosso futuro. Quem tem a privacidade invadida corre o risco de aprender a invadir a privacidade dos outros. Dessa forma foram criados os maiores tiranos e ditadores de nossa história. Os conceitos de educação devem ser moldados pelos pais, e não por meio de aparatos de vigilância eletrônica. Afinal, a que tipo de sociedade se pretende chegar? :tácito Conhecimento tácito é todo conhecimento que não pode ser externalizado, escrito em livros ou por meio de fórmulas matemáticas. Ex. andar de bicicleta ou aquele fantástico bolo que uma determinada cozinheira faz e ninguém consegue fazer igual, mesmo práxisseguindo a receita atentamente. :práxis conjunto de atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis à existência da sociedade e, particularmente, à atividade material, à produção (prática). :epistemológico estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa determinar seus fundamentos lógicos, o valor e alcance objetivo delas (teoria da ciência ou do conhecimento. :neologismo emprego de palavras novas. :Barry Richmond Barry faleceu em 2003, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Apesar de ter problemas cardíacos, jamais cedeu a eles, participando das famosas maratonas de Nova Iorque, sempre que possível. Tendo estudado com Jay Forrester no MIT, desenvolveu os softwares de simulação Stella (indicado para a área acadêmica) e iThink (para consultores empresariais). Deixou um grande legado de contribuições para a Dinâmica de Sistemas e para a edprocessos de socializaçãoucação. :processos de socialização Para maiores informações sobre os processos de socialização, indica-se a leitura da obra A Construção Social da Realidade. :Nas coxas Nas coxas é uma expressão que indica serviço mal feito. Originou-se na telha feita às pressas pelos escravos, na própria coxa, sem utilizar os instrumentos adequados da olaria ou da cerâmica. :players (jogador) é pessoa física ou instituição que atua no mercado, tendo em vista defender seus interesses, como lucros e participação. :estocásticos ou determinísticos Estocástico é o oposto de determinístico. Significa que, ao contrário de determinar que os dados terão um determinado valor, assume-se que os mesmos terão uma determinada distribuição probabilística. Por exemplo, ao invés de determinar que a demanda para determinado produto no primeiro trimestre será de 3.000 unidades, assume-se que a demanda terá uma distribuição normal com média de 3.000 unidades e desvio padrão de 400 unidades. :micromundo O termo “micromundo foi cunhado pelo educador e cientista da computação Seymour Papert, criador do “Logo”, o pioneiro sistema de aprendizado via computador para crianças pequenas. Os micromundos de Papert são projetados da realidade; dentro deles as crianças aprendem por meio da experimentação com objetos transacionais baseados em computadores, como a famosa “Logo Turtle”, com os quais as crianças descobrem os princípios da geometria, aprendendo a instruir a tartaruga a desenhar quadrados, retângulos e círculos. Em Dinâmica de Sistemas, micromundos se referem a simulações específicas construídas para o treinamento de gerentes. Trata-se da reprodução, em computador, de casos de empresas reais em que treinandos são expostos a uma série de problemas envolvendo a tomada de decisão gerencial. :simulação discreta A simulação discreta ocorre quando as alterações no estado de um sistema (modelo) são feitas em intervalos de tempo e não de maneira contínua. :jogos de papéis Nos jogos de papéis as pessoas são levadas, dentro do contexto de um problema administrativo, a desempenhar determinados papéis, como Diretor-Presidente, Diretor Financeiro, Gerente de Recursos Humanos, Gerente de Filial etc. :Gatekeeper é a pessoa responsável pela manutenção da rede de contatos; atua dentro e fora da empresa, identifica a oferta tecnológica disponível no mercado e a canaliza para os objetivos da empresa, podendo proporcionar uma sólida interação entre a empresa e a universidade.