Para criar comportamento da publicidade boca-a-boca, vamos supor um fato muito comum em várias organizações: a pesquisa de satisfação. Por meio da aplicação de várias técnicas estatísticas é possível capturar e converter a satisfação (ou a insatisfação) dos clientes em um índice geral. No caso do nosso modelo, vamos chamá-lo de Índice Geral de Satisfação (IGS) que poderá variar de 0 a 10 (como se fosse uma nota geral dada pelos clientes aos serviços prestados pelo hotel). Esse índice define o fator de propaganda, um fator que multiplicado pelo tamanho do mercado dá a quantidade de clientes que o hotel ganha graças a esse tipo de propaganda.

No nosso modelo fizemos a seguinte escala:

IGS >= 7    ==>      fator de publicidade = 0.003 (equivale a 0.3%)
IGS >= 5    ==>      fator de publicidade = 0.001 (equivale a 0.1%)
IGS < 5      ==>      fator de publicidade = 0

Para implementar essa escala, utilizaremos a função IF THEN ELSE do Vensim.



Copyright © 2010 AIEC...