5 - A evolução interdisciplinar: conceitos básicos

Alguns conceitos de interdisciplinaridade, apresentados por autores diversos, foram sintetizados no sentido de auxiliar na construção de seu entendimento.

Para o filósofo francês Yves-François Le Coadic, a interdisciplinaridade,


“traduz-se por uma colaboração entre diversas disciplinas, que leva a [ ] interações, isto é, uma certa reciprocidade, de forma que haja, em suma, enriquecimento mútuo.”

Francisca dos Santos Gonçalves, professora da Escola de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em artigo sobre o tema, afirma:


“Interdisciplinaridade consiste em um trabalho em comum, tendo em vista a interação de disciplinas científicas, de seus conceitos básicos, dados, metodologia, com base na organização cooperativa e coordenada do ensino. Trata-se do redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas e da reformulação total das estruturas pedagógicas da escola, de forma a se possibilitar que as diferentes disciplinas se interpenetrem em um processo de intensa fecundidade.”

Sua abordagem se concentra em uma concepção que busca a construção coletiva do conhecimento. Para a autora, a concepção de interdisciplinaridade pressupõe indivíduos (ou educadores) imbuídos de um verdadeiro espírito crítico, abertos para a cooperação, o intercâmbio entre as diferentes disciplinas, o constante questionamento do saber arbitrário, cristalizado e desvinculado da realidade: exige a prática da pesquisa, a troca, a sistematização de idéias, a construção do conhecimento, em um processo de indagação e de busca permanente.



Copyright © 2010 AIEC.