A interdisciplinaridade pode ser apresentada, também, como resultante da verificação de os progressos rápidos das diferentes disciplinas provocarem não apenas a constatação dos limites de cada uma delas, mas todo um esforço considerável de superação, que toma a forma de colaboração entre disciplinas diversas ou entre setores heterogêneos de uma mesma Ciência, culminando em interações recíprocas, em que se descobre uma verdadeira reciprocidade nas trocas de dados, de informações, de resultados, de metodologia.

Quanto às precisões terminológicas, para o autor, ainda não se definiu um sentido epistemológico único e estável para a interdisciplinaridade. Trata-se de um neologismo cuja significação nem sempre é a mesma e cujo papel nem sempre é compreendido da mesma forma.

O espaço do interdisciplinar não pode jamais ser constituído pela simples soma de todas as especialidades, nem ao menos por uma síntese de ordem filosófica dos saberes especializados. O fundamento desse espaço deverá ser buscado na negação e na superação das fronteiras disciplinares.



Copyright © 2010 AIEC.