7 - Modelagem e Simulação e interdisciplinaridade Além da aprendizagem, a utilização de Diagramas de Fluxos e Estoques pode levar à efetiva construção de projetos interdisciplinares. A Educação à Distância – EAD não muda, ou não deveria mudar, em essência, o processo de aprendizagem. Ao contrário, vários projetos alicerçados por uma correta orientação e atuação didático-pedagógica, conteúdos e suporte de professores habilitados, têm demonstrado níveis superiores de aprendizagem em relação aos cursos presenciais. Na parte inicial desse módulo, vimos que a interdisciplinaridade só ocorre na prática, na concretização efetiva de projetos. A Dinâmica de Sistemas disponibiliza, desse modo, ferramentas e metodologias disponíveis aos estudantes de EAD para preencherem, com base em suas próprias experiências, as lacunas eventualmente presentes em um modelo educacional em processo de maturação. A figura a seguir demonstra como esses resultados podem ser alcançados. Ressalta, além do que foi exposto, que uma boa parcela do processo cognitivo está nas mãos dos próprios alunos que, nutrindo-se das fontes de infra-estrutura disponíveis, são, em última instância, responsáveis por seu próprio aprendizado. Esse fator é uma variável independente da modalidade de ensino: presencial, semi-presencial ou puramente virtual.
Fonte: RICHMOND, 2001. Adaptado. A síntese interdisciplinar ocorre na aquisição de habilidades gerais de representação de conteúdos. A aprendizagem – como já comprovado por vários estudiosos – ocorre apenas quando assentada nos conhecimentos prévios e experiências vivenciadas pelas pessoas, o desenvolvimento dessas habilidades e a evolução do conhecimento pressupõe a práxis, elemento central do esforço interdisciplinar. Corroborando essa afirmação, não é possível representar o que não se conhece. Como o conhecimento é contextual, o aluno tão somente terá oportunidade de aumentar suas habilidades de representação se estiver vivenciando e aplicando os conteúdos disponibilizados em sua vida pessoal e profissional, nas complexas interações do tecido social. |
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