Resumo

processo de Modelagem e Simulação de Negócios é uma atividade relativamente complexa. Não se deve, contudo, confundir complexidade com dificuldade. Esta última é superada durante próprio processo reflexivo de construção de modelos.

A sociedade atual, segundo o físico Fritjof Capra, passa por uma transição de paradigmas, em que o novo paradigma que se apresenta é denominado de “visão holística”. Também pode ser utilizado o termo “visão ecológica” em um contexto amplo, em que se consideram todas as interligações entre os componentes dos sistemas nos quais estamos inseridos.

Enquanto o velho paradigma está fundado em valores antropocêntricos, a ecologia profunda se baseia em valores ecocêntricos (centralizados na terra). Isso significa dizer que a ecologia profunda reconhece o valor de todos os sistemas vivos não humanos e que, se essa rede de interdependência entre os sistemas humanos e a natureza for rompida, significará a extinção do próprio homem. Essa percepção da ecologia profunda deve fazer parte de nossa vida cotidiana, pois está intrinsecamente ligada à Ética.

O Pensamento Sistêmico muda a visão das partes para o todo e tem a capacidade de deslocar a atenção de um lado para outro entre níveis sistêmicos. No Pensamento Sistêmico, a idéia do conhecimento como um edifício construído por vários blocos de conhecimento sobrepostos é substituída pela de rede. Quando se observa a realidade em termos de uma rede, forma-se em nosso cérebro também uma rede interconectada de conceitos e de modelos fundamentados.

Este módulo teve como ponto central a questão da interdisciplinaridade. Em especial, preocupou-se em demonstrar que classificar a Dinâmica de Sistemas como uma metodologia de caráter eminentemente multidisciplinar é uma definição incompleta, ou mesmo equivocada.

A interdisciplinaridade é uma concepção que busca a construção coletiva do conhecimento. Pressupõe indivíduos (ou educadores) imbuídos de um verdadeiro espírito crítico, abertos para a cooperação, o intercâmbio entre as diferentes disciplinas, o constante questionamento do saber arbitrário, cristalizado e desvinculado da realidade: exige a prática da pesquisa, a troca, a sistematização de idéias, a construção do conhecimento, em um processo de indagação e de busca permanente.

Foi visto que o espaço do interdisciplinar não pode jamais ser constituído pela simples soma de todas as especialidades, nem ao menos por uma síntese de ordem filosófica dos saberes especializados. O fundamento desse espaço deverá ser buscado na negação e na superação das fronteiras disciplinares.

O multidisciplinar é um termo que evoca somente uma simples justaposição, num projeto determinado, dos recursos de várias disciplinas, sem implicar necessariamente num trabalho de equipe e coordenado. No nível do multidisciplinar, a solução de um problema só exige informações tomadas de empréstimo a duas ou mais especialidades – ou setores do conhecimento – sem que as disciplinas envolvidas sejam alteradas ou enriquecidas. O procedimento multidisciplinar consiste em estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha, necessariamente, havido um acordo prévio sobre os métodos ou sobre os conceitos a serem utilizados.

Sendo a Dinâmica de sistemas uma metodologia para abordagem de sistemas complexos, conclui-se, portanto, que sua dimensão é interdisciplinar e não multidisciplinar. Para defender essa hipótese, foram apresentados modelos qualitativos demonstrando como a Dinâmica de Sistemas pode alavancar a aprendizagem organizacional e romper as fronteiras disciplinares por meio da modelagem e simulação de negócios.



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