• Balancear perspectivas de curto e longo prazo – Com que freqüência as organizações esperam ver os resultados de suas atividades? Em um ano? Em um trimestre? Em uma semana? Ao invés de observar esses intervalos e a saúde da organização algumas empresas fazem mudanças estratégicas “no escuro” – cortam custos de campanhas de marketing, demitem ou contratam funcionários, elevam a produção – todas as vezes que percebem alguma necessidade imediata.

O pensamento sistêmico mostra os comportamentos que podem levar ao sucesso em curto prazo ou as medidas de curto prazo que podem conduzir a melhorias em longo prazo. Entretanto, a questão não que uma visão de longo prazo seja melhor que uma visão de curto prazo. Afinal de contas, imagine um garoto atravessando calmamente uma avenida enquanto um ônibus está vindo a toda velocidade. Em termos de decisão, o ideal é promover um balanceamento entre as duas visões, considerando as opções de curto e longo prazo e analisar o decurso das ações decorrentes das mesmas. Exemplo



Copyright © 2010 AIEC.