2 - Tarefas no processo de descoberta das estruturas

O processo de descoberta das estruturas de um sistema envolve as seguintes tarefas:


1. Formulação do problema;
2. Identificação das variáveis-chave da situação. Em outras palavras, os atores principais da estrutura do sistema;
3. O desenho do comportamento dessas variáveis em um gráfico.

Pensar sistemicamente é um processo que envolve tentativa e erro. As orientações disponibilizadas aqui são muito úteis, mas “pensar sistemicamente” na vida real é um processo muito mais complicado e complexo, exigindo constantes “idas e voltas”, ou seja, desenvolvimento e revisão. Pensar sistemicamente é um processo interativo de cuidadosa formulação de problemas, criação de hipóteses para intuir o que está ocorrendo, testes e reformulação do problema de acordo com os novos conhecimentos gerados.

Formulação do problema – Imagine ter terminado um curso de pensamento sistêmico e tenha identificado um problema que deseje abordar. É possível aplicar as ferramentas do pensamento sistêmico para resolvê-lo? Evidente que sim. Todos os problemas têm origem sistêmica. O segredo é escolher um que seja apropriado e significativo para você. Algumas dicas:

Uma forte razão para utilizar o pensamento sistêmico é o fato de o problema seja importante para você e sua organização, e muito esforço e tempo está sendo dispendido em sua solução.
Provavelmente, o problema está sendo discutido ou você desconfia que ele possa ocorrer novamente. Exemplos


Copyright © 2010 AIEC.