Selecionando um horizonte de tempo – Escolher um horizonte de tempo para os gráficos é uma decisão importante porque o horizonte de tempo afeta a quantidade e tipo de informação presentes no seu modelo. Eis aqui algumas dicas:

1. Descreva a variável ao longo de um ciclo de tempo – por exemplo, desenvolvimento de novos produtos, produção ou ciclo de vendas – e estenda o horizonte de tempo de modo a cobrir mais desses ciclos, se possível.

2. Tente trabalhar com um mínimo de dois anos e depois tente com cinco ou mais anos. Se for necessário trabalhar com um horizonte de tempo muito mais curto ou muito mais longo, discuta essa necessidade com o grupo.

3. Desenhe um horizonte de tempo, como mostrado no diagrama “túnel do tempo”/ grande quadro ( 9 etapas detalhadas, anteriormente, neste módulo).

Observe novamente a lista de variáveis. Visualize o comportamento ao longo do tempo para cada variável – desde o Passado recente até o Agora. Então, tente reconstruir o comportamento da variável desde o Passado. Agora, deve-se imaginar como será o comportamento Futuro dessa variável se nada mudar. Esses experimentos de “pensar o comportamento das variáveis ao longo do tempo” ajudam a construir uma “grande imagem”, como uma fotografia, das mudanças ocorridas.

É preciso ter em mente que os GCD’s podem ter um formato mais livre e intuitivo do que gráficos baseados em dados estatísticos. A intenção é obter gráficos de comportamento qualitativo, muito mais do que valores precisos. Naturalmente, esses padrões poderão ser verificados com dados quantitativos mais tarde.



Copyright © 2010 AIEC.