O desenvolvimento de produtos é um dos muitos processos acelerados pelos efeitos da globalização, pelo desenvolvimento tecnológico e pela sofisticação das necessidades dos clientes. Isso resulta em um dramático aumento na complexidade e no surgimento de problemas relacionados a aumento de custos, atrasos, qualidade etc. Devido à pressão para lançar novos produtos rapidamente (e a preços baixos) as organizações estão recorrendo a técnicas de desenvolvimento concorrente (tarefas sendo realizadas simultaneamente e não seqüencialmente) e equipes multifuncionais e multidisciplinares.

O desenvolvimento concorrente de produtos requer processos suportados por conhecimentos, como o design, que fornece informações sobre o produto final a ser obtido e garantias de qualidade. O efetivo desenvolvimento de produtos depende do conhecimento desses processos críticos de inter-relacionamentos, que são dinâmicos, afetados pelas perspectivas e objetivos individuais e condicionados pela experiência, o que agrega muitos componentes e relacionamentos aos modelos.

As descrições dos processos e relacionamentos não estão, geralmente, disponíveis nos bancos de dados das organizações, mas armazenados nos modelos mentais dos especialistas. Diferenças entre esses modelos mentais dos membros de uma equipe podem constranger o desenvolvimento dos trabalhos e gerar conflitos. É muito comum, por exemplo, a divergência dos modelos mentais dos gerentes de marketing com os modelos mentais dos engenheiros de design.

Os modelos dinâmicos desses sistemas devem incluir o processo de conhecimento dos especialistas, evitando os conflitos. A complexidade do processo de desenvolvimento de novos produtos disponibiliza, assim, um campo fértil para testar o método de externalização de conhecimentos para especificar e parametrizar modelos formais de simulação.



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