2 - Considerações sobre metodologias de explicitação de conhecimentos

Grande parte das pesquisas em sistemas dinâmicos para explicitar conhecimentos de especialistas para a construção de modelos tem-se focado na identificação dos componentes do sistema e nas inter-relações causais para construir modelos conceituais. As técnicas são utilizadas para a definição de problemas, construção de modelos conceituais e definição dos limites do modelo. Os fatores identificados até então para orientar o processo de explicitação do conhecimento são:


  • Os objetivos dos esforços de modelagem;
  • A fase do processo de construção do modelo e o tipo de tarefa que deve ser executada (ex.: explicitação, exploração ou avaliação);
  • O número de pessoas envolvidas no processo de explicitação;
  • O tempo disponível;
  • O custo dos métodos de explicitação.

Contudo, a modelagem formal e o processo de explicitação dos conhecimentos tácitos com a riqueza de detalhes e a precisão requerem a exploração dos modelos tácitos mentais e a descrição das relações no nível operacional, isto é, o nível que descreve características especiais relacionadas aos elementos individuais do sistema. A modelagem formal necessita de mais precisão do que oferecem os modelos conceituais. Ela exige a especificação dos estoques e das estruturas de fluxo, estruturas funcionais e uma estimação numérica dos parâmetros e comportamento dos relacionamentos.



Copyright © 2010 AIEC.