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O método descrito logo em seguida é motivado pelas características das fontes de informação para a modelagem. Forrester (1994) categoriza as fontes de conhecimento para a modelagem dinâmica como mentais, escritas ou numéricas e analisa as forças e fraquezas de cada uma dessas fontes. Modelos mentais são amplos em escopo e ricos em informações disponíveis. Descrições escritas de conhecimento têm a vantagem de serem codificadas da linguagem e mais acessíveis do que o conhecimento obtido por meio de modelos mentais e facilitam o processo de abstração. Porém, são limitadas pela riqueza do que descrevem, pela falta de habilidade dos modeladores em compreender e expandir, e o que está codificado em termos de linguagem escrita. Os dados numéricos são considerados por Forrester como a mais restrita das três fontes, não fornecendo a informação contextual necessária da própria estrutura gerada por eles. Contudo, dados numéricos são críticos para estimar determinados parâmetros para a modelagem, estabelecendo padrões de comportamento para alguns tipos de modelo. Forrester vê valores nas três fontes de conhecimento para modelagem e critica algumas escolas de modelagem pelo equívoco de não fazerem uso dos modelos mentais e das fontes escritas. Contudo, Forrester não indica como os modeladores podem ter acesso aos benefícios das três fontes de conhecimento, evitando, ao mesmo tempo, suas fraquezas. O método a ser exposto ajuda na descrição dos conhecimentos focando no desenvolvimento de um modelo formal como produto de um esforço. A hipótese é de que estimular os especialistas a descrever os relacionamentos de um modelo de simulação ajuda-os a clarearem e explicitarem seu conhecimento, mais do que se eles trabalhassem em nível mais abstrato utilizando ferramentas como Diagramas de Ciclos Causais. Acredita-se que isso seja verdade, mesmo que um modelo formal não chegue a ser construído, pois o processo de pensar o modelo formal quase sempre amplia os insights sobre um determinado problema. O método aqui apresentado também difere das abordagens de explicitação de conhecimentos que procuram criar uma imagem compartilhada de um grupo de especialistas por meio de abstração e consenso. |
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