A fase de discussão do projeto AECI – Tendo todos os especialistas apresentados seus produtos do workshop, o trabalho tomou a forma de preenchimento e complementaridade dos conhecimentos explicitados. Nenhum esforço foi desenvolvido no sentido de harmonizar ou obter um consenso entre os especialistas. Os conhecimentos explicitados, mas não complementados com outros, constituem-se em rico material de análise do modelador, inclusive para testes e verificação das complementaridades realizadas. O modelo final elaborado após a execução dos mesmos procedimentos para todos os relacionamentos e apresentado não sob a forma de um modelo perfeito (que não existe), mas de um modelo que procurou incorporar a maioria dos conhecimentos explicitados pelos especialistas. A fase final tem o objetivo de, perante todos os especialistas, promover um refinamento do modelo, que é confrontado com a realidade do projeto. Finalizando, a explicitação de conhecimentos de especialistas para a modelagem formal resulta em diferentes produtos em relação à utilização da modelagem conceitual ou de decisões baseadas em consenso. O método foca o processo de uma forma apropriada para a modelagem formal e para que os especialistas façam melhor uso de seus conhecimentos tácitos, disponibilizando-os para avaliação e para melhorias. O método foi construído como uma ferramenta efetiva para promover o desenvolvimento de modelos formais e ajudar equipes de desenvolvimento a utilizarem melhor seus modelos mentais. Desenvolver as habilidades de transformar conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos pode ter efeitos importantes tanto na pesquisa como na prática. Pesquisadores podem utilizar o método para aumentar a qualidade e quantidade de conhecimentos dos especialistas para construir modelos mais completos e acurados. Consultores podem expandir sua consciência, compreensão e uso dos conhecimentos tácitos que geram comportamentos dinâmicos organizacionais e oferecem meios de lidar com as disfunções administrativas. A integração desse método com outras técnicas de explicitação de conhecimentos pode abrir o caminho para o desenvolvimento de tecnologias mais eficazes de explicitação de conhecimentos. |
Copyright © 2010 AIEC.
|