Resumo Em geral, o conhecimento das pessoas que gerenciam determinado sistema precisa ser estruturado e parametrizado, convertendo-o em um modelo útil. Para desenvolver um modelo que seja útil e possua credibilidade, é necessário buscar informações sobre a estrutura do sistema e políticas organizacionais utilizando-as para desenvolver o modelo. Muitos métodos de extrair informações de especialistas têm sido desenvolvidos e nas fases iniciais da modelagem são conhecidos como articulação do problema, definição dos limites do modelo e mapeamento qualitativo das variáveis causais (Diagramas de Ciclos Causais). Esses métodos são sempre utilizados na modelagem conceitual e na formulação e testes de hipótese e proposição de políticas organizacionais. O método apresentado foi desenvolvido para orientar modeladores e seus clientes na especificação de parâmetros específicos e inter-relacionamentos de maneira prática para a modelagem. Os autores acrescentam ainda, que a precisão e disciplina necessárias para a explicitação desses conhecimentos mediante este método pode gerar insights valiosos para os modeladores e seus clientes mesmo quando não se chegar à construção de um modelo formal. O método foi ilustrado com um exemplo de modelo de desenvolvimento de um produto de alta tecnologia. Ajuda na descrição dos conhecimentos focando no desenvolvimento de um modelo formal como produto de um esforço. A hipótese desenvolvida foi de que estimulando os especialistas a descrever os relacionamentos de um modelo de simulação ajuda-os a clarearem e explicitarem seu conhecimento mais do que se eles trabalhassem em nível mais abstrato utilizando ferramentas como Diagramas de Ciclos Causais. O método é estruturado na descrição de conhecimentos em três fases seqüenciais: posicionamento, descrição e discussão. A fase de posicionamento estabelece o contexto e objetivos para a descrição dos processos. A fase de descrição orienta os especialistas mediante o desenvolvimento seqüencial de quatro diferentes descrições de relacionamentos. Cada descrição assume uma forma diferente e serve a um único propósito no processo de transformarem seus conhecimentos tácitos em explícitos (utilizáveis). Durante a fase de descrição, os especialistas são direcionados a utilizar suas próprias imagens e a não interagir com os demais especialistas. A fase de discussão procura testar, compreender e melhorar as descrições dos diferentes especialistas. O método de explicitação de conhecimentos descrito foi utilizado para modelar relacionamentos no processo de desenvolvimento de um produto (Cascavel) que deu origem a uma aplicação moderadamente complexa: o AECI (Aplicação Específica a Circuitos Integrados) para uma empresa fictícia de semicondutores. O desenvolvimento de projetos complexos consiste de múltiplas fases como design, prototipação e testes. A explicitação de conhecimentos de especialistas para a modelagem formal resulta em diferentes produtos em relação à utilização da modelagem conceitual ou de decisões baseadas em consenso. O método foca o processo de uma forma apropriada para a modelagem formal e para que os especialistas façam melhor uso de seus conhecimentos tácitos, disponibilizando-os para avaliação e para melhorias. O método foi construído como uma ferramenta efetiva para promover o desenvolvimento de modelos formais e ajudar equipes de desenvolvimento a utilizarem melhor seus modelos mentais. Desenvolver as habilidades de transformar conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos tem efeitos importantes tanto na pesquisa como na prática. Pesquisadores podem utilizar o método para aumentar a qualidade e quantidade de conhecimentos dos especialistas para construir modelos mais completos e acurados. Consultores podem expandir sua consciência, compreensão e uso dos conhecimentos tácitos que geram comportamentos dinâmicos organizacionais e oferecem meios de lidar com as disfunções administrativas. A integração desse método a outras técnicas de explicitação de conhecimentos abre caminho para o desenvolvimento de tecnologias mais eficazes de explicitação de conhecimentos. |
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