Maioria Inicial (Early Majority)


É o público dos segmentos de maior poder aquisitivo, que se apóia nas propagandas do produto e nas opiniões dos adotantes iniciais. A maioria inicial é o grupo responsável pelo maior volume a ser adquirido, tornando-se cliente típico do produto. A estratégia de marketing deve objetivar a conquista da fidelidade desse grupo, mantendo-o permanentemente satisfeito. Representa 34% do público.


Maioria tardia
(Late Majority)

Grupo que compõe 34% do público e tende a ser mais cético e conservador e, em geral, tem menor poder aquisitivo. As pessoas do grupo maioria tardia são menos sensíveis a apelos de inovação e esperam a queda dos preços ou a pressão dos amigos para passar a consumir o produto.





Retardatários
(Laggards)



São os últimos a adotar uma inovação. Representam 16% do público. Em geral, são pessoas idosas, de baixo poder aquisitivo, ou residentes em áreas rurais, mais distantes. Poucos contribuem para o desempenho das vendas, não merecendo ser alvo de ações de marketing dirigidas.


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