5 - Atividades de interface com a logística

Às vezes, em determinadas empresas, para que haja uma boa coordenação de atividades é necessária a criação de áreas funcionais para realização de atividades de interface entre as atividades típicas de logística e as de marketing, e entre as típicas de logística e as de produção. Entretanto, os gerenciadores precisam conhecer e avaliar desvantagens da introdução dessas áreas na estrutura administrativa da empresa. Uma das desvantagens pode ser o surgimento de alguns problemas administrativos como conseqüência de conflitos interfuncionais que ocorrem quando alguém está tentando gerenciar atividades de interface. É preciso que as atividades de cada área estejam bem definidas e delimitadas, tais como:


    1. Logística, área responsável pelas atividades de movimentação e armazenagem de produtos.
    2. Produção/Operação, área responsável pela formação de produtos e serviços e do controle de qualidade destes. Assim como da missão, não menos importante, de minimizar o tempo e o custo unitário de produção.
    3. Marketing, tem como responsabilidade primária gerar lucros e, portanto, deve tratar da promoção, pesquisa de mercado e mix de produto, por exemplo.

As atividades de interface devem tratar de relacionar as atividades típicas de cada área com as atividades de sobreposição. Ou seja, juntar o conhecimento de cada área para um único fim como, por exemplo, formação de preço, que é uma atividade típica de participação das áreas de logística e marketing, onde cada área tem conhecimento específico sobre o item e que juntos, vão auxiliar na composição de preço aceitável e competitivo de um produto ou serviço.



Copyright © 2010 AIEC.