6 - Objetivos e manifesto da missão

Segundo a SOLE (Society of Logistics Engineers), os objetivos da logística podem ser resumidos nos chamados “8 Rs”:


    • Right Material (materiais justos)
    • Right Quantity (quantidade justa)
    • Right Quality ( justa qualidade)
    • Right Place ( lugar justo)
    • Right Time ( tempo justo)
    • Right Method (método justo)
    • Right Cost (custo justo)
    • Right Impression (com boa impressão)

Observa-se que, para satisfazer todas essas exigências, a logística não é tão simples e não basta apenas se ocupar da entrega dos produtos ou dos serviços oferecidos. Como por exemplo, para Kobayashi (2000), é necessário reorganizar globalmente as funções de abastecimento de materiais, componentes etc., àquela de produção e de compra no atacado, à função de desenvolvimento dos produtos e de distribuição física, à função das vendas e assim por diante; é necessário estruturá-las juntamente e fazer com que as mesmas trabalhem como um sistema integrado com as atividades de produção e marketing. Esses objetivos se aliam para cumprir as principais missões dentro da logística, que, segundo Ching (2001) são:


  • fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes, objetivando alcançar níveis de custos aceitáveis e competitivos;
  • proporcionar subsídios e condições para que os materiais sejam movimentados da maneira mais rápida e eficaz;
  • contribuir para a gestão comercial das organizações empresariais, por meio da confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes.


Copyright © 2010 AIEC.